Como surgiu a ideia de criar uma prova de certificação focada no ecossistema regulatório brasileiro de PPD?

Desde 2019, praticamente um ano antes da Lei Geral de Proteção de Dados entrar em vigor, o Data Privacy Brasil já estava pensando em como criar uma prova capaz de certificar profissionais que atuam no campo da privacidade e proteção de dados no Brasil, considerando as especificidades do ecossistema regulatório sobre o tema no país. Em 2020, esse projeto saiu do papel e criamos a Certificação Data Privacy Brasil, a primeira certificação 100% brasileira sobre privacidade e proteção de dados. Vem com a gente entender um pouco melhor a concepção e evolução desse projeto até agora!

O projeto de criar um exame de certificação, focado no ordenamento jurídico brasileiro sobre privacidade e proteção de dados, surgiu em dezembro de 2019. Naquele momento, iniciou-se um grande trabalho de pesquisa sobre o modo de elaboração de outras provas de certificação, reconhecidas no mercado, sobre cursos específicos para isso, e, também, sobre os modelos de negócio adotados por atores importantes no mercado de certificação de pessoas. Ao todo, foram 4 meses de intensa investigação sobre o tema e sobre o mercado construído ao seu redor.

Durante esse tempo pesquisando, constatamos a falta de uma prova que tratasse de problemas específicos, inerentes ao trabalho com privacidade e proteção de dados no Brasil, dadas as especificidades da nossa regulamentação sobre o tema. As provas que consideramos mais eficazes, do ponto de vista da avaliação sobre os conhecimentos dos candidatos exigiam domínio sobre alguns temas que você também encontra na Certificação Data Privacy Brasil como, por exemplo: os principais conceitos de proteção de dados; os papéis de controlador, processador, encarregado e suas responsabilidades; as violações de princípios de proteção de dados; medidas técnicas e organizacionais para efetivar a proteção de dados em uma organização, entre outros.

No entanto, não existia uma prova que abordasse, por exemplo, as consequências práticas da aplicação do Código de Defesa do Consumidor em conjunto com a Lei Geral de Proteção de Dados no exercício dos direitos do titular de dados, as regras que regem a modelagem de score de crédito do nosso país ou os direitos e deveres que já existiam no Brasil antes da LGPD, considerando a aplicação de leis como o Marco Civil da Internet e a Lei de Acesso à Informação. Isso não foi encontrado, porque não existia uma prova focada no ecossistema Brasileiro de Proteção de Dados!

Por isso criamos a Certificação Data Privacy Brasil, que apresenta uma proposta única no mercado: certificar profissionais brasileiros e estrangeiros, que atuam com privacidade e proteção de dados no Brasil, atestando o seu conhecimento sobre todo o ecossistema regulatório que existe hoje no país, algo que não se resume à LGPD, pois também inclui, por exemplo, a Lei de Acesso à Informação, a Lei do Cadastro Positivo, normativas emitidas pelo Banco Central, o Marco Civil da Internet e seu Decreto Regulamentador e etc.

Nesse sentido, para criar uma prova que avaliasse os candidatos de forma justa e eficaz, selecionamos como parceira a empresa “Primeira Escolha”, especializada na implementação de avaliações educacionais em instituições de ensino e também na realização de vestibulares respeitados, como o do Insper. É a Primeira Escolha que fornece todo o suporte técnico, operacional para a nossa prova acontecer totalmente online. Mais do que isso, a Primeira Escolha nos auxilia a validar se as questões que a nossa equipe produz, internamente, estão de acordo com parâmetros internacionais eficazes e confiáveis de avaliação, nos informando, por exemplo, se elas são muito fáceis ou excessivamente complexas, o que ocasionaria a diminuição do seu potencial avaliativo.

A primeira edição da Certificação Data Privacy Brasil ocorreu no dia 18 de outubro de 2020, e a segunda edição em 19 de do mesmo ano, entre a primeira e a segunda edição da prova, houve um aumento significativo de pessoas inscritas. Dentre os profissionais já certificados encontram-se ex-alunos e profissionais da área que não foram nossos alunos, mas que entendem a importância e o peso que possuir o certificado do Data Privacy Brasil possui no mercado de Privacidade e Proteção de Dados, não só em direito mas em outras áreas do mercado.

Não deixe de conferir mais informações sobre a prova na página oficial da Certificação Data Privacy Brasil.